CPLP cria Fórum das Agências de Comércio e Investimentos

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) constituiu, esta sexta-feira (18), o Fórum das Agências de Promoção do Comércio e de Investimentos, com o objectivo de transformar este espaço num bloco economicamente forte, integrativo e corporativo.

Dentre outros objectivos, o fórum visa promover a cooperação multilateral no domínio económico, do comércio, empresarial e do investimento. A partilha de experiências de cooperação bilateral entre as agências congéneres dos Estados-membros constitui outros fins do Fórum.

Consta também dos objectivos, o reforço da capacidade de promoção do comércio, a atracção de investimento directo estrangeiro, apoio à internacionalização das empresas, desenvolver cadeias de valor nos sectores económicos estratégicos, bem das exportações para países terceiros.

Sob a presidência de Angola para os próximos dois anos, a criação deste fórum constitui-se num instrumento para a dinamização do investimento e do comércio da comunidade e resulta das recomendações saídas da 26ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP

De acordo com o fundamento da criação deste fórum, a CPLP está focada na mudança de paradigma da organização, visando a cooperação económica, no quadro da consolidação da cooperação multidimensional.

O encontro realizado hoje, em Luanda, abriu com a Declaração Constitutiva e dos Estatutos do Fórum, que se seguiu à apreciação e debate com intervenções dos países membros, culminando com a sua aprovação.

Na sequência, os nove países membros da CPLP rubricaram os cadernos da institucionalização do Fórum das Agências de Promoção do Comércio e de Investimento deste bloco de língua portuguesa, onde Angola assumiu a presidência rotativa, através da Agência de Investimento Privado e Promoções das Exportações (AIPEX), que tem como Presidente do Conselho de Administração, Henriques da Silva.

Desta acção, a AIPEX, apresentou a sua proposta ou plano de acção para o mandato, que é de dois anos.

Angola assume a presidência do Fórum pelo facto de dirigir, desde a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a CPLP, presidida pelo Presidente da República, João Lourenço. O chefe de Estado angolano assumiu, até 2023, a presidência rotativa deste bloco de língua oficial portuguesa.

Na ocasião, o PCA da AIPEX, António Henriques da Silva, considerou o fórum um instrumento poderoso para a dinamização do investimento e do comércio no espaço da CPLP.

Para o gestor, o Fórum das Agências de Investimento e de Comércio Externo da CPLP deve assumir-se como um mecanismo fundamental para o incremento da cooperação económica no espaço comunitário.

Na sua visão, este fórum deve estabelecer formas conjuntas de procedimentos técnicos de harmonização normativa, priorizar a partilha de informação, desenvolver acções de capacitação inter-agências, facilitar missões empresariais nos países membros e incentivar o investimento e o comércio intracomunitário.

Participaram da reunião, o Embaixador Alves Primo, em representação do ministro das Relações Exteriores, Téte António, o director geral da CPLP, Armindo de Brito Fernandes, o Embaixador do Brasil em Angola, Rafael Melo Vidal, e gestores das agências de comércio e xportações dos países membros da CPLP.

 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em 17 de Julho de 1996, em Lisboa, e é constituída por nove Estados membros, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

FacebookTwitterGoogle+