COVID-19: Angola recebe meios da África do Sul

ANGOLA CONTINUA A REFORÇAR-SE MÉDICO E MEDICAMENTOSAMENTE PARA COMBATER O COVID-19
FOTO: JOSÉ HONORIO
12 Abril de 2020 | 00h17 – Actualizado em 12 Abril de 2020 | 08h22
Angola recebeu, neste sábado (dia 11), 25 toneladas de medicamentos e material de segurança individual, da África do Sul, para ajudar no combate ao Covid-19 que afecta o país com já 19 casos confirmados.
Com isto, o país conta agora com 55 toneladas de material afim, entre hidroxicloroquina, eritromicina, Interferon, fatos de segurança, álcool gel, luvas e máscaras, que se juntam às 30 toneladas vindas de Cuba.
De acordo com o secretário de estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, deste país virarão mais de 100 toneladas, chegando o resto o via terrestre, num processo a ser efectivado até à próxima semana.
Franco Mufinda avançou que, quer os fármacos quer os materias de bio-segurança serão distribuídos para todos os municípios do país, no sentido de reforçar o combate contra o novo coronavírus.
“A Nação já tem cerca de 150 ventiladores e com esta remessa espera-se ter acima de 350. Mas o Estado angolano aguarda também por testes rápidos provenientes da China e da Europa, num prazo de 15 dias”, assumiu.
Actualmente, o país regista um total de 19 casos, sendo 13 activos, quatro recuperados e duas mortes, num período em que Angola começou, neste sábado (dia 11) a viver a prorrogação do Estado de Emergênca.