Comércio introduz o código de barras
As empresas produtoras devem preparar condições para a introdução de códigos de barra para permitir às autoridades nacionais reguladoras do comércio internacional verificar a qualidade e autenticidade dos produtos, disse ontem, em Luanda, o administrador da Administração Geral Tributária.
Hermenegildo Gaspar falava num seminário sobre sistemas digitais de verificação tributária e rastreio de mercadorias e referiu que a Administração Geral Tributária procura soluções para inibir a fuga ao fisco, desburocratizar os processos de arrecadação de receitas e melhorar o serviço prestado ao contribuinte.
Para analisar este objectivo, quadros da Administração Geral Tributária debateram ontem, em Luanda, em parceria com a Britsh American Tobbacco, os mecanismos para a implementação da oferta dinâmica de bens e serviços ao mercado, para aumentar a arrecadação tributária.
“A prevenção do comércio informal de produtos locais e importados, o monitoramento em tempo real das mercadorias a partir da origem, a garantia da qualidade e integridade dos produtos e o apuramento automática dos impostos são ferramentas tecnológicas eficazes, disse Hermenegildo Gaspar no seminário sobre sistemas digitais de verificação tributária e rastreio de mercadorias.
Hermenegildo Gaspar considera que na conjuntura actual é relevante pensar-se em soluções que oferecem celeridade e conforto, pois, admitiu, as novas tecnologias desempenham um papel fulcral, já que é urgente deter capacidade de resposta rápida e produtiva na consulta do histórico de informações dos contribuintes.
“Trata-se de um trabalho exigente, cuja fluidez depende do uso de sistemas digitais, dada a quantidade de informação disponível e a inadequação dos arquivos analógicos às exigências crescentes da sociedade, em termos de qualidade de serviços”, admitiu. A modernização dos serviços da Administração Geral Tributária passa pelo investimento em tecnologias de informação, explicou Hermenegildo Gaspar.
Face a esta necessidade de modernização, a Administração Geral Tributária está aberta à análise e discussão de propostas para melhorar o seu desempenho. O seminário debruçou-se sobre a problemática do comércio ilícito, os sistemas de controlo existentes e as suas dificuldades e sobre a segurança do sistema digital de verificação tributária.
A Britsh American Tobbacco fez, durante o seminário, uma demonstração sobre como funciona, a partir de um telemóvel com Internet, o sistema digital de verificação tributária e o rastreio de mercadorias.