Co-produção cinematográfica Angola-EUA-África do Sul começa em Junho

Foto: Antonio Escrivao
A rodagem do filme “Diaz Santana”, uma co-produção entre Angola, África do Sul e Estados Unidos da América (EUA), vai começar em Junho, com a direcção e guião dos cineastas angolanos, Paulo Americano e Maradona Dias dos Santos.
Paulo Americano que avançou a informação hoje, quinta-feira, à Angop, disse que a produtora “Giant Sable Media Entertainment” dirige o projecto do longa-metragem, escrito por Maradona Dias dos Santos, e que conta com um orçamento estimado em mais de milhão e 500 mil dólares norte-americanos.
O cineasta angolano revelou que o filme no género acção e drama será co-produzido pela companhia americana “Zen.HQ”, com sede na África do Sul, a mesma que colaborou na produção do Hotel Rwanda, lançado em 2004 nos EUA e que arrebatou, entre outros, o prémio do Cinema Europeu de melhor compositor.
Paulo Americano deu a conhecer que a rodagem do filme “Diaz Santana” decorrerá a partir de Junho, na cidade sul-africana de Cabo, durante seis semanas, e na capital angolana (Luanda), estando ainda em estudo a realização de filmagens em Benguela, Lubango ou Huambo.
O cineasta disse que o elenco de actores será maioritariamente angolanos “com vasta experiência” que estão a ser recrutados em Luanda, Benguela, Huambo e Lubango, entre outros de nacionalidade sul-africana, brasileira e americana.
Avançou que, a história deverá estrear-se no cinema internacional apenas em Janeiro de 2015, estando o lançamento previsto em simultâneo para Inglaterra e EUA, ao que se seguirá Luanda.
Paulo Americano, conhecido por seu papel no filme “Red Taills” (Caudas Vermelhas, tradução literal para português), lançado em 2012 na Inglaterra, disse que a necessidade de contribuir no desenvolvimento do cinema angolano no mercado internacional foi o que fez com que a Giant Sable Media Entertainment preparasse o filme.
A história gira em torno da vida de dois irmãos angolanos, sendo um general das FAA e outro comandante da Polícia Nacional, este último enfrenta a difícil de missão de viajar até à África do Sul, na tentativa de conseguir a extradição de um criminoso foragido há muitos anos da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC).
“Diaz Santana” é o primeiro projecto cinematográfico da produtora Giant Sable Media Entertainment, criada por Paulo Americano e Maradona Dias dos Santos, formados na República Checa e Inglaterra, respectivamente, e que prevêem rodar anualmente dois filmes para ajudar a imagem internacional de Angola, no domínio do cinema.