CNUCED visita Angola para aprofundar diálogo
O país vai receber uma missão internacional da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCED), de 5 a 8 de Abril, para aprofundar o diálogo sobre no processo de graduação de Angola a País Menos Avançado (PMA), anunciou esta quinta-feira, em Luanda, o secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis.
Falando no briefing do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), Milton Reis, sublinhou que a missão visa o fortalecimento e capacitação técnica para levantamento, caracterização e tratamento dos indicadores específicos do processo de graduação de Angola a PMA.
Adiantou que a 6 de Abril vai ser realizado o seminário sobre os Elementos da Estratégia Nacional de Transição Suave (ENTS), onde serão abordados os estudos de Avaliação das Lacunas das Capacidades Produtivas (ANLCP), Perfil de Vulnerabilidade, Avaliação do Impacto da Covid-19 e Graduação com Impulso.
Frisou que a referida missão integrará especialistas do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Gabinete do Alto Representante das Nações Unidas para os Países Menos Desenvolvidos.
Fazem ainda parte Países em Desenvolvimento Sem Litoral e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (OHRLLS) e do Gabinete da Coordenadora Residente das Nações Unidas (GCRNU) em Angola.
Explicou que o objectivo geral da missão técnica é apoiar o país na preparação de uma Estratégia Nacional de Transição Suave (ENTS), integralmente alinhada com as estratégias do Governo de médio prazo e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A missão técnica da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCED) tem como objectivos específicos apresentar os resultados do trabalho analítico realizado pela conferência, discussões técnicas e de alto nível sobre o caminho a seguir para a ENTS de Angola, assim como aprovar um plano de trabalho, tendo em vista o processo de elaboração e monitorização da Estratégia Nacional de Transição Suave de Angola.
Por outro lado, Milton Reis fez saber que, em relação ao acompanhamento aos projectos e programas do Plano Nacional de Desenvolvimento (PDN 2018-2022), no âmbito da visita de Constatação às Obras do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), o Grupo Técnico Multissectorial realizou visitas de constatação aos nove (9) municípios de Luanda.
O MEP esteve indicado para constatar no terreno o estado das obras em execução e concluídas no município de Belas, que tem inscrito na carteira do PIIM vinte (20) projectos, dos quais dezassete (17) se encontram concluídos e três (3) em curso.
Milton Reis destacou também a realização do Fórum Empresarial União Europeia-Angola, que teve início hoje, em Bruxelas, Reino da Bélgica, sob o Lema “Angola um novo destino para o investimento Europeu” e conta com a presença de cerca de 800 participantes, num formato híbrido, sendo 100 presenciais e 700 virtuais.
De recordar que o referido fórum foi co-organizado pela União Europeia e Angola e conta com intervenientes do sector privado das duas partes, tendo sido priorizados os sectores da Agricultura, Energia e Águas, e Tecnologias de Informação.