Cimeira da CPLP em Díli

Fotografia: Arquivo JA

Fotografia: Arquivo JA

O regresso da Guiné-Bissau à organização, depois da sua expulsão em virtude do golpe de Estado de 2012, e a adesão da Guiné Equatorial são os principais assuntos da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre hoje em Díli, Timor Leste.

O Chefe de Estado e líder do Fórum de Países de Língua Portuguesa (FORPALOP), José Eduardo dos Santos, é representado na cimeira pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, que se encontra em Díli desde ontem. No aeroporto Presidente Nicolau Lobato, Manuel Vicente foi recebido pelo ministro dos Petróleos e Recursos Naturais de Timor Leste, Alfredo Pires. A delegação angolana é integrada pela secretária de Estado para a Cooperação, Ângela Bragança.

Em Díli também se encontra o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que participa na cimeira porque é o Presidente em exercício da Assembleia Parlamentar da CPLP.

A Cimeira da comunidade lusófona, primeira que se realiza no continente asiático, decorre sob o lema “a CPLP e a globalização\”. Nesta Cimeira, Moçambique transfere a presidência da organização para Timor Leste, para um mandato de um ano.

O processo de transferência de cargos de direcção nas estruturas da CPLP começou sábado com a passagem da coordenação das reuniões dos pontos focais à representante de Timor Leste.

FacebookTwitterGoogle+