Cidade de Luanda em foco na reunião anual de Maputo

Fotografia: JA

Fotografia: JA

A capital de Angola vai acolher no próximo ano a reunião da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

O presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, José Tavares Ferreira, é desde o dia 16 de Abril presidente da Mesa da Assembleia Geral.
As decisões foram aprovadas durante a  reunião da assembleia-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que teve lugar no dia 16 de Abril na capital moçambicana, dirigida pelo presidente do Conselho Municipal de Maputo, Daviz Simango.
Após a cerimónia de abertura da reunião, presidida pela ministra da Administração Estatal e Função Pública de Moçambique, Carmelita Namashulua, ficou decidido que a cidade de Maputo vai assumir nos próximos dois anos a presidência da comissão executiva, e aprovada a acta da assembleia e o relatório de aActividades e contas de 2014, com ênfase para o Encontro dos Escritores de Língua Portuguesa realizado em Luanda, em Janeiro deste ano.
O plano de actividades para 2015 também mereceu a aprovação, por unanimidade dos membros da assembleia-geral. Foram aprovadas oito propostas de moções, entre as quais uma de solidariedade às vítimas das enxurradas no Lobito e outra relativa à admissão da cidade de Mbanza Congo como membro da organização.
Igualmente foi realçada a aceitação pela CPLP da proposta de atribuição à União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa do estatuto de observadora, o estreitamento das relações com a Organização das Cidades Ibero-Americanas, o apoio às vítimas da erupção do vulcão na Ilha do Fogo em Cabo Verde e o projecto de suporte técnico ao levantamento de infra-estruturas no município do Cazenga.
A Comissão Administrativa da Cidade de Luanda esteve presente na assembleia com uma delegação chefiada pelo vice-presidente para a área política, social, assuntos comunitários e Ambiente, António Manuel Fiel.

FacebookTwitterGoogle+