Cidade de Caxito acolhe acto central

Fotografia: Jaimagens
A cidade de Caxito acolhe o acto central das comemorações alusivas ao 17 de Setembro, Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, que se assinala nesta quarta-feira.
O programa a que o Jornal de Angola teve acesso refere que o acto político, que tem lugar no largo da Ingamba, é presidido pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa.
Antes do acto político, Bornito de Sousa deposita uma coroa de flores no busto do Presidente António Agostinho Neto, no bairro da Açucareira. Posteriormente, o ministro e a delegação que o acompanha visitam a área da Nova Urbanização (Bairro Sassa Cária), destinada à construção dirigida.
De regresso à Açucareira, Bornito de Sousa procede à inauguração do Centro de Formação Musical e Artes Cénicas de Caxito, e do Cine Teatro de Caxito. Visita as obras da Estação de Tratamento de Águas Residuais e da Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água à Caxito (Mabubas).
A 17 de Setembro assinala-se o Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional em homenagem ao primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, que nasceu em Icolo e Bengo nesse dia em 1922. Agostinho Neto, que além de político foi também médico e poeta, faleceu por doença a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo (Rússia).
As jornadas comemorativas da Semana do Herói Nacional foram abertas no dia 10 deste mês. A semana inclui a realização de actividades políticas, culturais e patrióticas.
Reflexão sobre os feitos
O reverendo da Igreja Metodista Unida em Angola, Manuel Panzo Buta, disse que os feitos de Agostinho Neto devem servir de reflexão para todos os angolanos, sobretudo aos jovens estudantes.
Em declarações ao Jornal de Angola, o reverendo lembrou que Agostinho Neto sempre foi defensor dos interesses dos angolanos e da integridade territorial. Por isso, referiu, os seus feitos devem ser conservados em livros e arquivos para que sejam transmitidos de uma forma completa e contínua às novas gerações.
Manuel Panzo Buta salientou que o dia do Herói Nacional deve ser visto por todos os angolanos como sendo de reflexão sobre a sua bravura heróica, espírito patriótico, entre outros feitos e sublinhou que o 17 de Setembro é comemorado em reconhecimento pelos feitos de Agostinho Neto e o carácter humanístico por ele demonstrado durante a luta de libertação nacional até a conquista da independência.
“É indispensável que os angolanos reflictam sobre o papel e o valor pedagógico dos seus ensinamentos”, disse o reverendo da Igreja Metodista Unida em Angola, à margem da abertura das Jornadas do Herói Nacional.
O ancião Bemvindo Samuel de Carvalho apelou aos jovens de Caxito a seguirem os ensinamentos de Agostinho Neto, preservando os seus feitos e obras. Lembrou as qualidades de Neto, salientando que em vida muito se bateu para libertar Angola da dominação colonial.
Bemvindo de Carvalho disse que o recado deixado por Agostinho Neto à juventude angolana vai no sentido dos jovens se unirem em torno da bandeira nacional, traçando ideias firmes para a libertação de Angola.