China investe na agricultura em Malanje
O embaixador da China em Angola, Gao Kexiang, garantiu ontem em Malanje que o seu país vai investir nos sectores de energia, turismo, agricultura e habitacional, no âmbito da cooperação existente entre os dois países.
Gao Kexiang, que falou no final da audiência que lhe foi concedida pelo governador Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, afirmou que o seu país reconhece o potencial agrícola da região, pelo que considera oportuno investir em Malanje.
O diplomata considera “oportunidade ímpar” investir em Malanje, pelo facto de oferecer boas condições para todos os que queiram apostar em diferentes sectores, com a vantagem de oferecer terreno fértil, que facilita a diversificação da produção.
O objectivo é, disse Gao Kexiang, permitir que o sector saia da agricultura de subsistência para abraçar o sistema de produção em grande escala, com recurso a novas tecnologias. Esta realidade, acrescentou o diplomata chinês, vai permitir a produção, em grande escala, de produtos do campo e a consequente comercialização nos mercados do país.
Gao Kexiang garantiu que a China vai investir também no sector turístico, pois a província de Malanje oferece vários locais emblemáticos, como as Quedas de Calandula, do Musselegi e dos Bem Casados, além dos Rápidos do Kwanza e as Pedras Negras de Pungo Andongo. Norberto dos Santos anunciou a realização de obras de reabilitação nas principais vias que ligam as sedes municipais e comunais dos 14 municípios de Malanje, que vão garantir melhores condições de vida às populações.
Na província de Malanje está também em curso a construção de novas infra-estruturas hospitalares e escolares para garantir melhor assistência médica e a inserção de mais alunos no sistema normal de ensino. Vários empreendimentos vão ser inauguradas em breve, designadamente a Escola de Formação de Professores, localizada no bairro da Catepa, Biblioteca Provincial, duas clínicas móveis e a central térmica para reforçar a capacidade de fornecimento de energia eléctrica à população de Malanje.
O governador da província de Malanje assegurou mais acções de combate ao analfabetismo no seio das comunidades, para a redução do índice de analfabetos na região e a elevação do nível de escolaridade da populaçãoacções constam das prioridades para a região.