Chikoti analisa estabilidade no continente com comissário africano para a paz e segurança

Foto: Lino Guimarães

Foto: Lino Guimarães

O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, analisou hoje, segunda-feira, em Luanda, com o comissário da União Africana para as Questões de Paz e Segurança, Smail Chergue, questões ligadas a estabilidade e pacificação no continente, com destaque para a Região dos Grandes Lagos.

Em declarações à imprensa, à saída do encontro, Smail Chergue afirmou ter sido ocasião “para consultas”, por Angola ser um país importante da União Africana e presidir a Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos.

Adiantou ter abordado a operacionalização da força de reacção rápida da União Africana, anunciada para o mês Outubro, na Tanzânia, e a realização de exercícios envolvendo os estados–maiores generais.

Smail Chergue disse que passos significativos foram dados para a consolidação da força militar de reacção rápida, desde a sua criação em Janeiro passado, no intuito de criar um mecanismo africano para a solução dos problemas do continente.

Afirmou ter sido informado sobre a situação na região dos Grandes Lagos e a contribuição angolana para a estabilidade na zona, particularmente nas repúblicas Centro Africana (RCA) e Democrática do Congo (RDC), bem como de outras questões ligadas à paz, segurança e estabilidade no continente.

De igual modo, disse ter trocado impressões sobre a Cimeira de Nairobi, Quénia, sobre o Combate ao Terrorismo, bem como a contribuição e disponibilidade angolana para a paz e segurança em África.

 

FacebookTwitterGoogle+