Chefe de Estado viaja para Tanzânia

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO FOTO: CEDIDA PELA FONTE

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO
FOTO: CEDIDA PELA FONTE

16 Agosto de 2019 | 08h20 – Actualizado em 16 Agosto de 2019 | 09h41

O Presidente da República, João Lourenço, viajou, na manhã desta sexta-feira, para Dar Es Salaam, República Unida da Tanzânia, onde vai participar, de 17 a 18 deste mês, na 39ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, João Lourenço recebeu cumprimentos de despedida do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, do governador provincial de Luanda, Luther Rescova Joaquim, de auxiliares do Poder Executivo, entre outras individualidades presentes para o efeito.

A Cimeira de Dar Es Salaam está a ser antecedida de reuniões de peritos e do Conselho de Ministros, que fizeram já uma avaliação sobre a implementação do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional (2015/2020).

Neste capítulo, foi manifestada a intenção de fazer a revisão ou a elaboração de um novo projecto, a partir de 2020.

Os ministros vão propor aos líderes da SADC, entre outros assuntos, a criação de mecanismos de alerta e emergência, tendo em conta a prevenção de fenómenos climáticos, bem como a transformação do Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC) em parlamento regional.

A Tanzânia vai assumir a presidência rotativa da organização regional por um período de um ano, enquanto o seu Chefe de Estado, John Magufuli, que, presentemente, ocupa a vice-presidência da SADC, ascenderá à liderança, em substituição do seu homólogo da Namíbia, Hage Geingob.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é a organização regional de integração económica dos países dessa zona do continente africano, da qual fazem parte Angola, África do Sul, Botswana, Comores, Eswatini (ex-Swazilândia), Lesotho, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Ilhas Maurícias, Namíbia, República Democrática do Congo (RDC), Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

FacebookTwitterGoogle+