Centro Logístico abre em Calenda
O Centro Logístico de Distribuição dos Produtos do Campo (CLOD), em construção na comuna de Calenga, município da Caála (Huambo), entra em funcionamento no mês de Abril, anunciou sábado a ministra do Comércio.
Rosa Pacavira declarou à imprensa, no final da visita às obras do Centro Logístico de Distribuição dos Produtos do Campo, que vai servir de apoio ao Programa de Aquisição de Produtos Agrícolas (Papagro).
As estruturas têm capacidade de cinco linhas de tratamento dos produtos, a serem montados na segunda fase do projecto e no local existem já câmaras frigoríficas, balanças para os camiões e uma dependência do Banco de Poupança e Crédito (BPC).
Por isso, disse a ministra do Comércio, os armazéns podem começar a ser já ocupados por privados que devem sair do centro da cidade para as áreas suburbanas.
Rosa Pacavira informou também que o Centro Logístico de Distribuição dos Produtos do Campo tem um laboratório de controlo de qualidade, para que as famílias tenham comida com a qualidade exigida. Afirmou ainda que a entrada em funcionamento da estrutura vai permitir manter as linhas de tratamento dos produtos do campo, dos camponeses da comuna da Calenga e das regiões vizinhas, dada a sua elevada capacidade.
Para impulsionar o programa, Rosa Pacavira deu a conhecer que estão previstos dois tipos de créditos para os agentes comerciais rurais, com taxas de juro aliciantes, um para a criação de infra-estruturas comerciais e outra para a compra directa dos produtos ao camponês. Em relação ao crédito de compra de produtos ao camponês, a ministra referiu que o agente comercial rural interessado tem acesso a 15 milhões de kwanzas trimestralmente, com uma taxa de juro de um por cento.
Para a construção de infra-estruturas comerciais de aquisição de produtos do campo, o crédito é de cinco milhões de dólares, via Angola Investe, cujo dinheiro já está disponível, anunciou a ministra Rosa Pacavira. Para o efeito, informou, está a ser organizado um seminário para esclarecer o regulamento de acesso aos agentes comerciais rurais.