Central sindical prepara 1.º de Maio

Fotografia: Paulo Mulaza

Fotografia: Paulo Mulaza

A UNTA-Confederação Sindical está a trabalhar num amplo projecto de constituição de Uniões Municipais Sindicais, que vão servir de ligação entre as empresas, trabalhadores e Uniões Provinciais, disse ao Jornal de Angola secretário-geral da principal organização sindical do país.

“As Uniões Municipais Sindicais vão ser constituídas nos municípios  onde se regista um amplo movimento industrial e comercial”, disse Manuel Viage.
O responsável da UNTA-CS informou que a UNTA-Confederação Sindical está a ultimar os preparativos para o desfile central do 1.º de Maio – Dia Internacional do Trabalhador, a decorrer em Luanda. Sob o lema “Mais Acção Sindical”, o desfile começa na Alameda Manuel Van-Dúnem, por volta das 9h00, e culmina na Praça da Independência.
Manuel Viage adiantou que durante a marcha os trabalhadores vão defender a necessidade urgente do ajustamento dos salários dos trabalhadores, tendo em conta a perda do poder de compra desde 2014.
“Os trabalhadores angolanos já perderam perto de 75 por cento do poder de compra no que se refere à cesta básica”, disse. Quanto às vantagens da nova Lei Geral do Trabalho, que entrou em vigor no ano passado, Manuel Viage apontou  a prestação de apoio ao trabalhador em caso de doença profissional. Assinalou como desvantagem o facto de privilegiar o contrato de trabalho por tempo determinado.
A UNTA-CS tem um potencial de 460 mil trabalhadores, 260 mil dos quais estão efectivamente filiados nos sindicatos por si tutelados representados em 2.690 empresas de todas as províncias. Possui mais de 150 associações sindicais.
A organização sindical é composta por federações e sindicatos nacionais, sendo que em cada província existe uma união sindical.

FacebookTwitterGoogle+