Casos positivos em Portugal sob investigação

MINISTRA DA SAÚDE, SÍLVIA LUTUCUTA, DIZ QUE CASOS ENVOLVENDO PORTUGUESES COM COVID-19 SAÍDOS DE ANGOLA ESTÃO EM INVESTIGAÇÃO FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS

MINISTRA DA SAÚDE, SÍLVIA LUTUCUTA, DIZ QUE CASOS ENVOLVENDO PORTUGUESES COM COVID-19 SAÍDOS DE ANGOLA ESTÃO EM INVESTIGAÇÃO
FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, informou que as autoridades sanitárias angolanas estão a efectuar contactos, por via diplomática e directa, para esclarecer os supostos casos de seis portugueses saídos de Angola e testados positivo à covid-19, em Portugal. 

Em conferência de imprensa, neste domingo, no CIAM (em Luanda), a titular da pasta referiu que as autoridades angolanas começaram a fazer os contactos, a partir do momento que receberam a informação desses casos, trabalhando em conjunto para o esclarecimento dessa situação.

“Ainda não temos dados. Há um trabalho profundo da análise epidemiológica desses casos, a ser feito nos próximos dias”, afirmou, detalhando que “no sábado (dia 09), as autoridades portuguesas anunciaram seis novos casos de covid-19, provenientes de Angola”.

Segundo um relatório da Direcção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado sábado último, os seis casos positivos saíram de Angola nos últimos voos humanitários, realizados entre basicamente em Março e Abril.

Angola regista 45 casos positivos confirmados, dos quais 30 doentes activos (estáveis), 13 recuperados e duas mortes, apontando a estatística para a existência de 18 infecções locais, sem o registo, no entanto, até ao momento, de ocorrências nas comunidades.

FacebookTwitterGoogle+