Carolina Cerqueira promete trabalhar em prol do bem comum

A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, prometeu, esta quarta-feira, servir com honra e dignidade, nas novas funções legislativas, em prol dos angolanos.

A nova líder do parlamento angolano expressou tal convicção após receber, do presidente cessante, Fernando da Piedade Dias dos Santos, as chaves do hemiciclo e as pastas dos principais dossiers da actividade parlamentar da última legislatura.

“Estaremos unidos pela construção e defesa do Estado democrático de direito em prol do bem comum de todos os angolanos”, enfatizou.

Disse que procurará servir com honra e dignidade as suas funções, tendo em conta os exemplos de todos os líderes que o antecederam,”porque o passado é a ação que mostra o caminho a seguir”.

A nova líder do parlamento angolano disse que tudo fará para dignificar e honrar o mandato que o povo soberano conferiu aos deputados.

Obra exemplar

A nova líder do parlamento angolano destacou, na ocasião, a obra feita ao longo de vários anos pelo presidente cessante, para quem a história do parlamentarismo ficará marcada nos anais da história de Angola, pela actuação, que considerou exemplar.

Referenciou algumas realizações, como a reforma administrativa em curso, o foco na profissionalização e valorização do potencial humano, a instalação e dinamização dos gabinetes locais de apoio aos deputados nos círculos provinciais, o reforço das relações com outros parlamentos, modernização da “casa das leis’, entre outros.

Lembrou que a urbanidade e o respeito foram notas constantes durante os anos em que a “casa das leis” foi liderada por Fernando da Piedade Dias dos Santos, considerando-o como um “exímio defensor da lei, da justiça e do interesse nacional”.

“É este legado que tenho a honra de receber hoje e desenvolver, porquanto, a dinâmica da vida, que assim o impõe”, enfatizou.

As portas do gabinete, quer as internas, quer as que davam para o exterior, estavam simbolicamente abertas para receber Carolina Cerqueira, que vai trabalhar no edifício da AN durante os próximos cinco anos.

Após a passagem de pastas, seguiu-se o momento em que Carolina Cerqueira, já em posse dos “dossiers”, acompanhou Fernando da Piedade Dias dos Santos até à porta, de quem se despediu de forma cordial e desejou sucessos no futuro.

Fernando da Piedade Dias dos Santos exerceu por cerca de três mandatos o cargo de presidente da Assembleia Nacional.

O presidente da Assembleia Nacional é eleito por legislatura, sem prejuízo da possibilidade de substituição no decurso desta, por iniciativa do partido político ou coligação de partidos políticos por cuja lista foi eleito.

O presidente da Assembleia Nacional representa o Parlamento, vela pela salvaguarda da sua dignidade, dirige e coordena os seus trabalhos e exerce autoridade administrativa sobre todos os funcionários parlamentares.

FacebookTwitterGoogle+