Campanha da Dipanda emite mais de 28 mil bilhetes de identidade

CAMPANHA DE EMISSÃO DO ?BI DA DIPANDA (ARQUIVO) FOTO: PEDRO PARENTE

CAMPANHA DE EMISSÃO DO BI DA DIPANDA (ARQUIVO)
FOTO: PEDRO PARENTE

A segunda fase da Campanha “BI da Dipanda”, que decorreu durante os quatro sábados do mês de Novembro em todo o território nacional, beneficiou 28 mil e sete crianças dos seis aos 17 anos.

A campanha foi uma iniciativa do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos e inseriu-se nas comemorações dos 44 anos de independência nacional, a assinalado no dia 11 de Novembro.

Na primeira fase da campanha realizada em Junho de 2019,  foram emitidos, em cinco sábados, 25 mil e 229 bilhetes de identidade para crianças na mesma faixa etária.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, a província de Luanda foi a que mais bilhetes de identidade emitiu com 10 mil 912 bis, seguindo-se as províncias de Benguela (2.190) Cabinda (1. 969) e da Huila, com mil mil 564 bilhetes.

As províncias que menos bilhetes emitiram foram as do Zaire (249), Cuando Cubando(  479) e Malanje com 473 BIs emitidos.

Estiveram em funcionamento para atendimento às crianças nas 18 províncias do país, 158 repartições de identificação civil e criminal, que atenderam durante os quatros sábados, das 8h às 13h.

Foram objectivos da campanha, sensibilizar os pais e encarregados de educação sobre a importância do bilhete de identidade e as facilidades promovidas pelo Estado no que concerne a sua obtenção.

A campanha visou ainda promover os direitos da criança e criar as condições para o exercício pleno da cidadania, bem como divulgar a legislação inerente a emissão do bilhete de identidade.

Evitar congestionamentos e frustrações nos períodos de maior afluência, como na época de exames, matrículas escolares e concursos públicos, e criar o hábito de tratarem os documentos nos períodos de acalmia foram outros propósitos da campanha do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

FacebookTwitterGoogle+