Bispos da CEAST vão a Cambambe
Os bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) acreditam que a conclusão das obras de reabilitação, modernização e ampliação do Aproveitamento Hidroeléctrico de Cambambe podem ajudar a alavancar a economia nacional, atendendo aos benefícios directos para mais de oito milhões de habitantes e para as pequenas, médias e grandes indústrias.
De acordo com o porta-voz da CEAST, D. José Manuel Imbamba, que falava durante a visita dos membros do clero católico ao Aproveitamento Hidroeléctrico de Cambambe, a electricidade é indispensável para o desenvolvimento de qualquer país, embora em alguns pontos de Angola a economia ainda seja desenvolvida à base de geradores, o que onera os custos de produção. D. José Manuel Imbamba, em nome da Igreja, encorajou os dirigentes angolanos no sentido de continuarem a buscar soluções que possam ajudar o país a encontrar caminhos que diminuam as dificuldades que as comunidades ainda enfrentam.
As obras de ampliação da barragem, iniciadas em 2013, contemplam o alteamento da queda, passando de 100 para 130 metros de altura, a construção de uma nova central com quatro grupos geradores de 175 megawatts (MW) cada, perfazendo uma capacidade total de 700 MW, que vão ser adicionados aos 260 MW da central número um, o que vai permitir a geração de 960 MW de energia, no seu conjunto, após a sua conclusão.
Cerca de cinco milhões de angolanos vão beneficiar de energia eléctrica gerada a partir da Barragem de Cambambe, de acordo com o director do projecto de modernização e ampliação do aproveitamento hidroeléctrico, Ferreirinha Borges, quando explicava aos bispos a estrutura do projecto.
O projecto contempla também a construção de três novas subestações de transformação de energia, com capacidade para 400, 220 e 60 kilovoltts (KV), que vão suportar o sistema de conexão entre Cambambe um e dois, Capanda e no futuro com a barragem de Laúca, também em construção no mesmo curso do rio.
O arranque da primeira unidade de produção de energia da segunda central da barragem hidroeléctrica de Cambambe, denominada Cambambe II, está prevista para Junho deste ano.
Construída entre os anos de 1958 e 1962, a Barragem de Cambambe, localizada no município com o mesmo nome, funciona actualmente com quatro grupos de geradores, com capacidade para 45 megawatts cada.