Bernarda Martins de visita ao Brasil

Fotografia: JA
A ministra da Indústria, Bernarda Martins, inicia hoje uma visita de trabalho ao Brasil, durante a qual vai celebrar um protocolo de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro.
A comitiva ministerial, dirigida por Bernarda Martins, integra directores nacionais, chefes de departamento e assessores dos ministérios da Indústria e das Relações Exteriores, particularmente envolvidos em projectos de fixação e desenvolvimento de indústrias no país, no quadro do contributo da indústria nacional para o combate à pobreza e na redução das importações.
A comitiva angolana é recebida pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Mauro Borges. Além da assinatura do protocolo de cooperação, ponto mais alto desta deslocação ao Brasil, a delegação vai desenvolver uma intensa agenda de reuniões e visitas.
A par do ponto alto da assinatura do protocolo, estão agendadas visitas e reuniões com líderes de organizações dedicadas a projectos de desenvolvimento industrial. Hoje, além do encontro em Brasília com o homólogo brasileiro, a ministra Bernarda Gonçalves Martins deve ser recebida pelos ministros do Desenvolvimento Agrário e das Relações Exteriores do Brasil, pelo vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria e pelo director do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos.
Para amanhã estão marcados encontros com o secretário-executivo da Secretaria das Pequenas e Médias Empresas e com a Bancada de Mulheres Parlamentares, na Câmara dos Deputados. Na quarta-feira, a delegação angolana visita instituições e empresas no Estado de Goiás e no dia seguinte faz contactos semelhantes no Rio de Janeiro.
As relações entre os governos de Angola e do Brasil são de longa data, mas no sector da Indústria este é o primeiro acordo de cooperação a ser estabelecido. O protocolo vai ser assinado depois de várias reuniões de trabalho entre os dois ministérios e a identificação de modelos e estratégias que possam ser viáveis nos dois países. O maior enfoque é dado às boas experiências realizadas no Brasil e que podem ser desenvolvidas em Angola, na actual fase de industrialização do país.
Já este ano, no início de Fevereiro, a ministra Bernarda Martins acolheu em Luanda uma comitiva de 14 empresários brasileiros interessados na intensificação de relações comerciais e na dinamização de projectos industriais, em particular na área da transformação alimentar. A delegação brasileira à Luanda foi chefiada pelo director do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos.