Bancos Atlântico e Millennium criam nova instituição

Os bancos Privado Atlântico e Millennium Angola acordaram recentemente a fusão das duas instituições criando o Banco Millennium Atlântico com uma quota de mercado de cerca de 10%, lê-se numa nota de imprensa chegada hoje, sexta, à Angop, em Luanda.

A nota indica que a nova instituição financeira congrega os actuais accionistas dos dois bancos e abre o capital ao público através de um IPO (Oferta Pública Inicial de Acções) de 33% do capital.

O Millennium Atlântico terá um dos maiores níveis de Fundos Próprios do sistema financeiro angolano, com um valor superior a 800 milhões de dólares, o que permitirá reforçar a capacidade de financiamento às famílias, às empresas e aos projectos estruturantes, que contribuem para o fomento da sustentabilidade da economia angolana.

Este banco posiciona-se como o líder no Programa Angola Investe, com uma quota de 30%, sendo o segundo maior banco privado em Angola no volume de crédito às famílias e às empresas.

O Banco Atlântico é o 5º maior em Angola em termos de crédito e de depósitos, com quotas de mercado de 7% e 6%, respectivamente.

O activo do Atlântico atingiu 449 mil milhões de Kwanzas em 30 de Junho de 2015, com crédito sobre clientes de 241 mil milhões de Kwanzas e depósitos de 353 mil milhões de Kwanzas.

O Banco Millennium é o 6º maior do sistema bancário angolano em crédito e o 8º maior em depósitos, com quotas de mercado de 4% e de 3%, respectivamente, tendo atingido activos totais de 287 mil milhões de Kwanzas, crédito sobre clientes de 129 mil milhões de Kwanzas e depósitos de clientes de 204 mil milhões de Kwanzas no final de Junho de 2015.

FacebookTwitterGoogle+