Assinados novos contratos
A presidente do conselho de administração da Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP), Maria Luísa Abrantes, procedeu ontem, em Luanda, à assinatura de 15 contratos de investimento avaliados, no total, em 112,5 milhões de dólares e dirigidos aos sectores da agro-indústria, construção civil, prestação de serviços e indústria transformadora.
“Para este ano, atingimos um valor de investimentos que ultrapassou os quatro mil milhões de dólares, prognosticados pelo Executivo no Programa Nacional de Desenvolvimento”, disse a presidente da ANIP durante a cerimónia que marcou a assinatura dos contratos.
Maria Luísa Abrantes sublinhou que a ANIP não vive apenas de grandes projectos. “Os pequenos projectos, como micro, pequenas e médias empresas, é que criam mais emprego, inclusive para aquela camada populacional que não tem instrução adequada para trabalhar nas grandes empresas”, disse.
Para a execução do Plano de Desenvolvimento Nacional, a presidente da Agência de Investimento Privado defendeu, em paralelo com o trabalho de reabilitação e construção de infra-estruturas, a melhoria da formação de quadros e o encaminhamento dos investidores para o interior do país, onde há um grande potencial de recursos humanos e naturais por explorar.
Álvaro Oliveira, representante da Amspapel, que assinou um contrato de investimento de um milhão de dólares, disse que a sua empresa está voltada para o fabrico de papel industrial e que a aposta está em “substituir a importação pelo papel fabricado em Angola”, porque o mercado angolano está em crescimento e existe um défice na oferta desse produto.