ASSINADO ACORDO DE DOAÇÃO PARA DESMINAGEM COM O JAPÃO

Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes
Foto: António Escrivão
Um Acordo por Troca de Notas para Implementação do Programa de Desenvolvimento Económico e Social no Domínio da Desminagem, avaliado em cerca de USD dois milhões, foi assinado esta quinta-feira, em Luanda, entre Angola e Japão.
O acordo foi rubricado pelo Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e pelo Embaixador do Japão em Angola, Maruhashi Jiro.
O responsável angolano destacou que o documento assinado traduz o bom nível de relação que Angola tem com o Japão, reforçando que o país tem equipamentos para desminagem, mas precisam de ser reparados, e a presente doação vai ajudar a colmatar a situação.
Com a presente assinatura, as relações entre os dois países vão se traduzindo em acções concretas de apoio as áreas que Angola tem apelado.
Por sua vez, Maruhashi Jiro referiu que o acordo assinado incorpora a declaração de Yokohama com o objectivo de apoiar o desenvolvimento abrangente e sustentável em Angola.
O Programa de Desenvolvimento Económico e Social consiste na doação dos acessórios para as máquinas de desminagem, oficina móvel, peças de reposição e capacitação dos técnicos para o Instituto Nacional de Desminagem (INAD) da Comissão Executiva de Desminagem (CED).
A doação insere-se no âmbito da cooperação existente, no sector da desminagem, entre o Governo da República de Angola e o Governo do Japão, que se consubstancia em permitir que as operações de trabalho intensivo de longa duração e perigosas possam ser drasticamente melhoradas com a utilização das máquinas modernizadas.
Em Angola, o Japão tem desenvolvido vários projectos em áreas como a desminagem, infra-estruturas, energia, agricultura, educação e saúde.
No âmbito das trocas comerciais, Angola importa do Japão mercadorias como automóveis, aço, ferro e outros equipamentos.
Por seu lado, o Japão importa de Angola, maioritariamente, crude e matérias primas.