Assegurada preservação do Kwanza

Fotografia: Jaimagens

Fotografia: Jaimagens

O Banco Nacional de Angola (BNA) está a trabalhar para a manutenção da integralidade, qualidade e segurança das notas e moedas com curso legal no país, garantiu ontem, no Lobito, o administrador da instituição.

António Ramos da Cruz, que falava na abertura do III Encontro Nacional de Tesouraria, disse que o Banco Central angolano tem a preocupação de continuar a modernizar a indústria, para que a moeda continue a preservar a sua missão de meio de troca e de reserva de valor.
“Também queremos continuar a conferir maior segurança ao nosso kwanza e assim procurarmos preservar a sua identidade com elementos representativos de todo o território nacional”, frisou António Ramos da Cruz, referindo que o BNA no actual contexto preocupa-se com o reforço da qualidade das notas em circulação.
Para o gestor bancário, apesar de se continuar a verificar algumas dificuldades, a instituição continua a solicitar a modernização dos bancos comerciais. “A tendência do banco central é concentrar-se na tarefa de produção, emissão e destruição, o que faz com que, em muitos casos, após a entrada em circulação das notas, retornem à instituição aquelas cuja qualidade é considerada débil para voltar a circular”, precisou.
O III encontro  abordou temas relacionados com a tipologia de notas, o polímero, a modernização da gestão do meio circulante, o estímulo para a distribuição e tecnologias de segurança.

FacebookTwitterGoogle+