Argentinos identificam áreas para investir
Uma delegação de 20 empresários da província argentina de La Pampa termina amanhã uma visita ao Cuando Cubango, iniciada no domingo, destinada identificar com as autoridades e representantes de empresas locais eventuais parcerias e investimentos.
O governador provincial pediu num dos encontros o apoio dos empresários argentinos no processo de diversificação da economia no Cuando Cubango, com recursos capazes de proporcionar projectos bem sucedidos de produção agrícola e exploração mineral.
O Governo Provincial, salientou, pretende aproveitar a grande experiência do país sul-americano na exploração de terras aráveis e recursos minerais.
Higino Carneiro considerou que a província, devido “aos seus imensos recursos inexplorados, é um gigante adormecido” e que, apesar do apoio institucional prestado aos camponeses, é necessária ajuda de países mais desenvolvidos como a Argentina para a concretização de projectos credíveis de diversificação da economia e obtenção de rendimentos.
Cuando Cubango e La Pampa têm acordos de geminação assinados em Janeiro por Higino Carneiro, na província argentina que, como a angolana, possui imensas terras aráveis, bem como recursos pecuários e hídricos.
Os presidentes da Câmara de Comércio e Indústria do Cuando Cubango, Longui Bongo, e o da Câmara de Fabricantes de Máquinas Agrícolas de Buenos Aires (MAGRIBA), Alberto Nievas, acordaram na altura o fornecimento de máquinas e equipamentos para assistência técnica e formação profissional.
Os empresários argentinos visitaram a Fazenda Agro-industrial do Longa, os Perímetros Irrigados do Missombo e Cuelei, o Instituto Médio Agrário, o Pólo Universitário e Industrial e a central térmica de Menongue. O embaixador de Angola, Hermínio Escórcio, e o da Argentina, Júlio Lascano, participam nos encontros da missão empresarial que se desloca esta semana ao Cuanza Sul.