ANIP assina 21 contratos de investimento privado

Foto: Alberto Julião
A Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP) estabeleceu hoje (sexta-feira), em Luanda, com empresas angolanas e estrangeiras, 21 contratos de investimento, avaliados em 5 biliões, 161 milhões e 250 mil Kwanzas.
Os acordos foram rubricados pela presidente do Conselho de Administração da ANIP, Maria Luísa Abrantes, e membros das respectivas empresas, a maioria das quais ligadas aos sectores industriais, saúde, comércio, prestação de serviços e agricultura.
No acto de assinatura, Maria Luísa Abrantes disse que os investimentos representam um acréscimo para indústria. “Neste momento, a indústria está a ombrear com o comércio, apesar de ser um valor modesto, mas nós entendemos que é importante porque já se começa a investir na pequena e média indústria”, disse.
Maria Abrantes considerou que o investimento no sector da agricultura só poderá registar progressos significativos quando tiver infra-estruturas em quantidade suficiente. Salientou haver um grande esforço do Governo no que se refere as infra-estruturas necessárias para a agricultura como irrigação, estradas, caminhos-de-ferro, portos, aeroportos, telecomunicações e logística.
Afirmou que no conjunto de acordos assinados hoje, com destaque para instalação de uma fábrica de varões de ferro na província de Cabinda e consultoria de gestão imobiliária no Huambo, o comércio lidera a lista seguida da indústria. Os contratos foram estabelecidos por empresas de Angola, Portugal, Alemanha, China, Israel, Eritreia, Hong Kong e Ilhas Virgens e Maurícias.
A ANIP é a entidade governamental que se dedica à execução da política nacional no âmbito do investimento privado e a respectiva promoção e coordenação.