Angola serve de exemplo para Associação de atletas olímpicos

FOTO: ANGOP

FOTO: ANGOP

Os programas e projectos angolanos, tais como suportes académicos, apoio à assistência médica, entre outros, foram bem recebidos pelo responsável mundial da Associação dos Atletas olímpicos, que pretende adoptar para as demais filiais, disse hoje, em Luanda, fonte oficial.

Em entrevista à Angop para fazer o balanço de mais uma reunião continental do organismo que congrega todos atletas que já estiveram em kjl, realizada em Dakar, a representante angolana, Nádia Cruz, explicou que esta iniciativa da associação de Angola deixou impressionado o do Presidente da Associação Mundial de Atletas Olímpicos, o francês Joel Bouzon, tendo sido considerada para exemplos a serem implementados nas noutras associações mundiais.

Entre os seus projectos em curso, a Associação de Atletas Olímpicos de Angola, destacam-se a parceria com universidades que dão bolsas de estudo a atletas olímpicos, bem como com uma clínica de fisioterapia e dentária, que dão descontos aos olimpianos.

Além disso, Angola ofereceu o suporte linguístico da Língua Portuguesa para servir de tradutor nas comunicações até ao Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, por ser uma mais valia ter a associação e site as comunicações traduzidas para português.

A proposta foi bem aceite e será estudada pela direcção. Também ofereceu-se para  a realização da próxima reunião directiva de África e ou Mundial. Nádia Cruz explicou que o facto ocorreu durante a reunião da Comissão Executiva da Associação Africana de Atletas Olímpicos, em Dakar a 25 de Abril último.

A reunião dos olimpianos africanos contou com a presença do Presidente da Associação Mundial de Atletas Olímpicos, Joel Bouzon, e Secretário Executivo, Mike Miller. A apresentação do relatório das actividades passadas, projectos em curso e futuros para os atletas olímpicos e em qualificação foram abordados pelo líder mundial.

A Comissão Executiva de África a única formalmente existente e em funcionamento a nível de continentes foi convidada a fazer parte das reuniões executivas mundiais que decorrerão a cada segunda semana via sistema de comunicação skype.

À semelhança das olimpíadas passadas o Rio de Janeiro 2016 vai ter um centro de Reunião de Atletas olímpicos de forma a proporcionar a interacção e encontros entre os mesmos.

FacebookTwitterGoogle+