Angola realiza 91 testes/dia

MINISTRA DA SAÚDE, SÍLVIA PAULA VALENTIM LUTUCUTA
FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, informou hoje, nesta cidade, que Angola tem realizado diariamente, em média, 91 testes sobre a covid-19, contemplando cidadãos das 18 províncias do país e de várias nacionalidades.
Ao responder os jornalitas na habitual actualização da pandemia no país, a também porta-voz da Comissão Multissectorial para Resposta à Covid-19, referiu que essa testagem abarca essencialmente grupos específicos, apesar de alguns exames aliatórios.
Explicou que amostras são analisadas geralmente nos hospitais Militar e Américo Bovida, bem como na clínica Multiperfil, com meios equipamentos eficazes e que nos próximos dias o país aumentará a capacidade a julgar por aguns contactos avançados.
“Ainda não podemos nos comparar à África do Sul, mas vamos chegar lá. Só é precido paciencia. Estamos sim a fazer esforços para usarmos plataformas com capacidade maior de testagem, atravéz de diligências junto de fabricantes para novos equipamentos”, tranquilizou.
Sílvia Lutucuta esclareceu que todas as províncias estão a ser testadas, incidindo a colheita das amostras a grupos profissionais de saúde, doentes com dificuldade respiratória e outras doenças agudas, numa altura em que se esta a concluir a cerca saniária no Futugo.
“Nesta altura, já testamos mais de tres mil pessoas no Hoji ya henga, e a aguardamos pelos resultados, enquanto no Futungo os teste todos deram negativos”, revelu a porta-voz da Comissão Interministerial para Resposta ao novo coronavírus.
Angola regista, actualmente, 71 casos positivos, com quatro óbitos, 18 recuperados e 49 cidadãos doentes activos a receberem tratamento médico nos centros criados para o efeito.