Angola reafirma compromisso na organização da 10° Cimeira da OEACP

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse, esta quinta-feira, estarem criadas as condições necessárias para que Angola acolha a 10° Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados da África Caraíbas e Pacífico (OEACP), que terá lugar de 06 a 10 de Dezembro, em Luanda.

Teté António fez estas declarações durante uma sessão especial do Bureau do Conselho de Ministros da OEACP, que decorreu à margem da 77ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O chefe da diplomacia angolana recordou que a República de Angola assumiu o compromisso de albergar a 10° Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização de Estados de África, Caraíbas e Pacifico, num momento de viragem histórica para a organização, quando na Cimeira de Nairobi (Quénia), em Dezembro de 2019, os países da organização aprovaram a revisão do acordo de Georgetown, que elevou o perfil internacional da mesma.

De acordo com o ministro Téte António, o lema “Três continentes, três oceanos, um destino comum: construir uma OEACP, resiliente, durável”, reflecte a importância que Angola atribuiu à necessidade do reforço do multilateralismo e do trabalho colectivo perante os múltiplos desafios, de várias ordens, a que o mundo está confrontado apesar da dispersão geográfica dos 79 estados membros.

Téte António encorajou os ministros coordenadores regionais que trabalhem para a promoção da participação massiva da 10° Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da OEACP, que se reveste de um carácter histórico por ser a primeira  Cimeira da OEACP a ser realizada no formato de Organização de Estados.

A reunião especial do Bureau do Conselho de Ministro da OEACP decorreu em formato virtual e abordou, entre outros, o estado de preparação do evento, a logomarca e da página web.

A logomarca e a página web foram apresentadas pelo engenheiro Matias Borges, director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação do MINTTICS.

Para os membros do Bureau do Conselho de Ministro, a logo e a página web, são elementos chaves para a promoção da Cimeira.

FacebookTwitterGoogle+