Angola reafirma apoio à consolidação da paz no Mundo
A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, reafirmou, esta quarta-feira, em Nova Iorque (EUA), o contínuo apoio ao trabalho da Comissão da ONU para a Consolidação da Paz.
De acordo com uma nota da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas a que a ANGOP teve acesso, esta posição foi manifestada durante a sua intervenção na reunião de alto nível da Assembleia Geral sobre Financiamento para a Consolidação da Paz.
Esmeralda Mendonça destacou o engajamento do país no âmbito da diplomacia preventiva, como elemento essencial para prevenir conflictos, contribuindo no processo da sustentabilidade da paz nas regiões em que está inserida, nomeadamente, a SADC, CEEAC e CIRGL em parceria com agências da ONU.
De acordo com a responsável, reflecte a importância que Angola atribui à cooperação multilateral para o alcance do Desenvolvimento Sustentável.
Esmeralda Mendonça acrescentou ainda que o engajamento do país verifica-se noutros grandes centros de decisão regionais, na busca consensos para a resolução de conflitos por via do diálogo.
Ainda no âmbito das prioridades da sua Política Externa, disse que o país tem desencadeado, a nível regional e internacional, acções no domínio da promoção do desenvolvimento sustentável e na estabilização económica para diminuir as desigualdades sociais e, em consequência, as probabilidades de conflitos.
“Estamos cientes de que haverá a necessidade de maior financiamento dos Estados Membros e seus parceiros Internacionais para alcançar este objectivos”, concluio.
A reunião de alto nível da Assembleia Geral da ONU sobre Financiamento para a Consolidação da Paz, servirá como um fórum para os Estados Membros avançarem em possíveis soluções e assumirem compromissos para abordar a lacuna de financiamento identificado para prevenção e consolidação da paz no contexto de conflictos violentos complexos, prolongados e em rápida mudança.