Angola quer maior participação cubana na diversificação da economia

Manuel Augusto falava à imprensa sobre a primeira visita de Estado do Presidente João Lourenço, de três dias a Cuba, que inicia hoje, visando o reforço da cooperação bilateral.

Acredita que Cuba tem avanços em muitas áreas do saber, principalmente nas Ciências Médicas e Indústria farmacêutica, que podem ajudar Angola a se tornar auto-suficiente e criar cadeias de produção de bens essenciais, como os medicamentos.

Disse haver um potencial a ser explorado e serão assinados alguns acordos para conformar a cooperação existente aos novos tempos, para reforçar o intercâmbio histórico nos domínios da saúde e dos vários níveis de educação.

Apontou como novas prováveis áreas a cooperação na área de investigação, da pequena e média indústria e noutros sectores de interesse e com benefícios mútuos.

O ministro disse ter havido um esforço muito significado para a liquidação, cujo valor não mencionou, sublinhando que o assunto já não está na mesa das conversações.

Considerou a visita do Presidente João Lourenço de importante, pelo seu de carácter histórico, cultural e de laços de sangue adjacentes a história comum, por reflectir as mudanças verificadas com a eleição de novos Chefes de Estado e os desafios no domínio económico nos dois países.

O Presidente João Lourenço vai render homenagem ao líder fundador da pátria angolana, António Agostinho Neto, no parque dos Heróis Africanos, em Havana.

De seguida, o Chefe de Estado angolano vai depositar uma coroa de flores no Panteão erguido no Cemitério de Colón, no coração da capital cubana, em honra aos combatentes cubanos falecidos em Angola.

No mesmo dia, proferirá uma conferência magistral na centenária Universidade de Havana. Mais tarde, dirigirá a delegação angolana nas conversações com as autoridades cubanas, que culminarão com a assinatura de um conjunto de acordos em vários domínios de cooperação.

Ainda na segunda-feira, o programa distribuído em Havana, está também previsto uma visita ao Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, mundialmente conhecido pelas suas pesquisas avançadas em áreas como a cura do cancro.

Já na terça-feira, o estadista angolano visitará a Zona Especial portuária de Desenvolvimento de Mariel, na periferia de Havana, e manterá um encontro com bolseiros angolanos, maioritariamente estudantes de Medicina.

FacebookTwitterGoogle+