Angola promete no Conselho de Segurança promover paz e estabilidade mundial

Foto: Francisco Miúdo

Foto: Francisco Miúdo

Angola se predispõe a continuar a contribuir para a resolução dos problemas globais e na construção de um mundo cada vez melhor, candidatando-se a membro não permanente do conselho de segurança das Nações Unidas para o período 2015-2016, garantiu, segunda-feira, em Washington (EUA), o Vice-presidente da República.

Manuel Domingos Vicente discursava num almoço organizado pela Câmara do Comércio Angola/EUA, destinado a promover oportunidades de negócios.

Salientou que no país as crianças crescem com a noção de que o vizinho é parte da família,  independentemente da sua raça ou orientação religiosa,  a acreditar que para qualquer ser humano o bem estar familiar está em primeiro lugar.

Referiu que Angola será sempre lembrada pela experiência de um passado de conflito armado que dizimou muitos angolanos, destruiu hospitais e escolas, mas o país tem sabido afirmar-se como um exemplo de estabilidade, tolerância e inclusão política e social, continuando a dar passos no processo de consolidação da democracia, da liberdade de expressão e incentivo ao progresso do continente.

Fez alusão ao empenho do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, no processo de paz e de reconciliação nacional.

Promete ainda continuar a apoiar os países irmãos, contribuindo para a resolução global, particularmente nas questões que afectam o continente africano, partilhando valores e garantindo a paz e a segurança regional, agindo como parceiro justo e disposto a cooperar com vantagens recíprocas na construção de um mundo cada vez melhor.

Angola está fortemente engajada em contribuir para os esforços internacionais, prevenção do branqueamento de capitais e combate ao terrorismo.

Acrescentou que com a colaboração do Banco Mundial está a ser revisto o sistema legal de prevenção e repressão deste tipo de crimes com o propósito de fortalecer a legislação sobre a matéria e se conformar com as normas e regras internacionalmente aceites.

FacebookTwitterGoogle+