Angola preside organização Pan-africana
Angola assumiu, sexta-feira(15), em Luanda, a presidência da Organização Pan-Africana para o Desenvolvimento Económico e Social Sustentável de África (OPDESSA), instituição focada na melhoria das acções sociais, com destaque para as áreas da Educação, Saúde e Agricultura no continente.
Paulo Domingos Joaquim, que tomou posse como presidente da OPDESSA, para um mandato de cinco anos, realçou que o sector da Educação vai beneficiar de projectos de construção de internatos e de escolas rurais, para a facilitação na passagem de conhecimentos aos alunos.
Durante a I Assembleia Geral da OPDESSA, que se realiza, até hoje, em Luanda, Paulo Joaquim avançou que, para o sector da Saúde, as acções vão estar viradas à estratégia de criação de médicos de família, com vista a ter esses profissionais mais próximos das comunidades.
Na referida assembleia, além do angolano Paulo Joaquim, na presidência da organização representada por todos os países do continente e com sede em Addis Abeba (Etiópia), tomaram posse o moçambicano e presidente da Assembleia-Geral, Mário José, e os membros do Conselho Estratégico, da Comissão de Desenvolvimento Económico e Social e o Conselho Fiscal.
A Organização Pan-Africana para o Desenvolvimento Económico e Social Sustentável de África foi criada a 25 de Maio, em alusão ao aniversário da União Africana, e a instituição nasce da iniciativa de um grupo de ex-estudantes de vários países africanos, formados em Cuba.