Angola preside à conferência da OIT

Fotografia: AFP

Fotografia: AFP

Angola preside à 322ª sessão do conselho de administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cujos trabalhos tiveram início quinta-feira última, na sua sede, em Genebra (Suíça).

O representante permanente de Angola junto dos escritórios da Organização das Nações Unidas (ONU) e outras Organizações Internacionais em Genebra, embaixador Apolinário Correia, é o presidente deste órgão, eleito no mês de Junho.
A problemática da competência do Comité de Aplicação de Normas em interpretar as normas internacionais é uma das questões de relevo da agenda da sessão, a decorrer até ao dia 13 deste mês.
São igualmente objecto de análise questões relacionadas com o seguimento da adopção do protocolo e da recomendação sobre as medidas complementares para a eliminação efectiva do trabalho forçado, a discussão sobre a criação de mais e melhores empregos para o crescimento inclusivo e a discussão sobre a promoção do trabalho decente na economia rural.
A agenda inclui  ainda assuntos ligados aos privilégios e imunidades da OIT, o plano de acção para a reforma na gestão de recursos humanos na organização e o calendário proposto para o lançamento do mecanismo de revisão das normas da organização. A agenda está subdividida pelas diferentes secções e segmentos de trabalho, como a Secção das Questões Institucionais, que trata dos assuntos relacionados com o funcionamento do Instituto e da Organização, Questões Normativas, Secção de Elaboração de Políticas (POL), Segmento de Emprego e Protecção Social, de Diálogo Social, de Cooperação Técnica, das Empresas Multinacionais, das Questões Jurídicas e de Programas, Finanças e Administração.
Durante a 322ª sessão do conselho de administração da OIT não há nenhum Segmento de Alto Nível, procedimento transferido para Março do próximo ano. O conselho de administração da OIT tem como atribuições, entre outras, analisar matérias relacionadas com o mundo do trabalho, verificar as actividades administrativas e financeiras da organização, transmitir e recomendar acções a serem executadas pelo Bureau Internacional do Trabalho (BIT).

FacebookTwitterGoogle+