Angola presente no salão internacional de segurança na Côte D’Ivoire

Foto: Angop

Foto: Angop

Uma delegação angolana, chefiada pelo Secretário de Estado para os Serviços Penitenciários, José Bamoquina Zau, encontra-se desde terça-feira à noite, em Abidjan, Côte d’Ivoire, a participar na segunda edição do Salão Internacional sobre a Defesa e Segurança.

A cerimónia oficial de abertura foi presidida pelo ministro Delegado junto da Presidência da República para a Defesa da Côte D’ivoire, Paul Koffi Koffi, na presença de expositores provenientes dos cinco continentes.

Paul Koffi disse que os desafios sobre a segurança no continente africano evoluíram nestes últimos anos e que ao lado das convencionais assiste-se à aparição de novos tipos de ameaças, tais como cybercriminalidade, criminalidade transfronteiras, tráfico da droga, terrorismo, catástrofes naturais e a pirataria marítima.

A Shield África 2014, organizadora do evento, agendou para o efeito temas como “Pirataria marítima” e a “Gestão das catástrofes naturais”, devido à persistência das ameaças sobre a segurança e a estabilidade política, social e económica do continente africano.

Durante os três dias da exposição, a tecnicidade dos profissionais do sector é apreciada pelos países que desejam melhorar os seus métodos da gestão das catástrofes naturais.

A delegação angolana integrada também pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, general Gabriel Rufino, oficiais superiores da Polícia Nacional e membros da Embaixada de Angola na Côte D’Ivoire, visitou a maior parte dos stands, trocou impressões com representantes dos expositores de marcas da tecnologia moderna e participou na conferência dada pelo Gabinete da FBI com sede em Dakar (Senegal), sobre a Pirataria na região do Golfo da Guiné.

Durante a sua intervenção, o expert americano, Michael Stuberg, demonstrou a forma da actuação dos terroristas do AQMI magrebino, do Boko e outros movimentos terroristas na região do Sahel e a prontidão da resposta de  estados face a este fenómeno.

Participam nesta segunda edição do Salão Internacional, mais de duas dezenas de ministros africanos da Defesa, Interior e Segurança, incluindo o titular da pasta do Interior da Republica do Haiti, Reginald Delva, convidado de Honra do Shield África 2014.

 

FacebookTwitterGoogle+