Angola prepara o relatório sobre objectivos do milénio

Fotografia: Jaimagens

Fotografia: Jaimagens

O Governo prepara o relatório sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) de 2015, no âmbito dos compromissos assumidos por Angola em 2000, disse, em Luanda, o ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial.

Job Graça falava na abertura de um encontro para a preparação do documento nacional que retrata a situação dos compromissos assumidos em 2000.
O ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial informou que os relatórios nacionais elaborados em 2003, 2005 e 2010 retrataram os ganhos alcançados pelo país no bem-estar das populações, nomeadamente a redução da pobreza, aumento do acesso à educação, cuidados de saúde, recursos humanos qualificados, diminuição da taxa de mortalidade infantil, acesso à energia e água e melhoria das condições de habitação.
Job Graça destacou os esforços políticos do Executivo e a parceria estratégica com a ONU, e acrescentou que o momento “é um marco e um desafio no reforço das respostas de Angola para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e criar as condições para  o país definir e acompanhar a Agenda Pós-2015”.
O coordenador residente do Sistema das Nações Unidas em Angola, Paolo Balladelli, que co-presidiu o encontro com o ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial referiu que, com o alcance da paz, o país tem realizado importantes transformações, com níveis significativos de investimentos em infra-estruturas.
Paolo Balladeli sublinhou, igualmente, que o relatório apresentado fala essencialmente da capacidade de liderança do Ministério do Planeamento e Desenvolvimento Territorial e os demais departamentos ministeriais para a melhoria das estratégias e as acções de inclusão da população com a reafirmação dos seus direitos sociais e económicos.
O Relatório foi elaborado com o apoio do PNUD e demais agências especializadas do Sistema da ONU.

FacebookTwitterGoogle+