Angola possui uma das mais fortes diplomacias no continente africano

Foto: Clemente Santos
A intervenção da diplomacia angolana no contexto africano, nos últimos anos, a tem transformado numa das mais fortes nesta região, de acordo com o professor de diplomacia internacional da Academia Austríaca, Markus Kornprobst.
Markus Kornprobst fez esta referência quando falava à Angop a propósito da Diplomacia na era da Governação Global, salientando que isto resulta de muito trabalho e do rápido processo de desenvolvimento que o país vem registando.
De uma forma geral, disse que a actividade diplomática tem ganho novos contornos, uma vez que diferente do século XIX onde ela era feita por pequenos países com um grande poder, hoje regista-se a participação de outros actores entre os quais as organizações não-governamentais e as empresas multinacionais.
Para Markus Kornprobst, no actual contexto mesmo questões como a saúde e boa governação possuem fortes ligações ou implicações no domínio da diplomacia, daí a necessidade de se estudar os novos contornos que a mesma apresenta.
“A diplomacia hoje em dia não é feita apenas por pequenos grupos , mas sim de forma global e globalizante”, disse.
Referiu que as acções de formação, de troca de experiência e encontros sectoriais, quer no domínio bilateral como multilateral são cruciais para a preparação dos quadros em relação a estes desafios.