Angola pode voltar à liderança do Café

Fotografia: Mota Ambrósio

Fotografia: Mota Ambrósio

A Organização Interafricana do Café manifestou disponibilidade em apoiar Angola a recuperar a sua posição de liderança na produção do café no continente, com a criação de mais empregos entre mulheres e jovens.

A posição foi manifestada ontem pelo secretário-geral da organização, Frederick Kawuma, à saída da audiência que lhe foi concedida pelo secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, na qual anunciou, para Novembro, a realização em Luanda da Assembleia Geral da Organização Interafricana do Café.
Frederick Kawuma afirmou que a sua organização está a trabalhar com a União Africana, com vista à melhoria da cooperação entre os países produtores de café. Ao mesmo tempo, existe uma cooperação sólida com o Banco Africano de Investimento e as instituições financeiras dos países membros da organização para apoiar os pequenos produtores.
“Com estas acções, os pequenos produtores podem relançar a produção do café e, se pudermos fazer isto em cada país membro, é possível melhorar a produção e aumentar a concorrência”, salientou o secretário-geral. Frederick Kawuma afirmou que África tem um grande potencial, mas a produção do café tem diminuído, o que preocupa as agências internacionais. “Se os camponeses conseguirem produzir muito café em pequenos espaços, a produção pode aumentar”, afirmou, e citou como exemplo a Arábia Saudita, que apesar da crise do petróleo, não baixou o nível de produção. Frederick Kawuma pediu união entre os países produtores, para ultrapassarem os constrangimentos e influenciarem o aumento da produção de café no continente. Kawuma pediu que os constrangimentos que surgirem sejam resolvidos através da cooperação, no âmbito da União Africana.

FacebookTwitterGoogle+