Angola parceiro fundamental para economia de Cabo Verde, reafirma José Maria Neves

Foto: Francisco Miúdo
A República de Angola é um parceiro fundamental de Cabo Verde no seu projecto de constituir-se uma plataforma logística e de serviços internacionais naquela região ocidental do continente, reafirmou hoje (quinta-feira), em Luanda, o primeiro-ministro daquele arquipélago africano, José Maria Neves.
Em declarações à imprensa no aeroporto, no fim da sua visita de dois dia ao país, o governante cabo-verdiano disse que a missão realizada em Angola permitiu relançar a cooperação bilateral entre os dois países, a nível governamental, assim como permitiu cimentar a amizade, e os laços de afectividade existentes entre os povos desde a época das lutas de liberação.
Neste âmbito, espera que mais empresas e empresários angolanos façam investimentos no arquipélago, no sentido de aumentar aos que já existem na área da banca, com o Banco Angolano de Investimentos (BAI), nas telecomunicações, com a Unitel, e na área dos combustíveis, com a Sociedade Nacional de Combustíveis (Sonangol).
Além destes investimentos, deu a conhecer que outros empresários angolanos manifestaram já o interesse de investir em Cabo Verde, sobretudo nas áreas da hotelaria e turismo, pescas, telecomunicações e outros sectores, cujos programas de cooperação estão em preparação no sentido de se elevar, cada vez mais, os níveis e a plataforma de cooperação bilateral”.
Outros novos ramos que poderão também contar com a intervenção empresarial angolana, segundo José Maria Neves, serão as áreas das novas tecnologias de informação, telecomunicações, petróleos e energias renováveis, disse, acrescentando que “estamos a trabalhar para que nos próximos tempos as relações bilaterais tenham nova dinâmica”.
A propósito, José Maria Neves anunciou que certos acordos serão apenas formalizados em função da adaptação da legislação angolana ao actual contexto, no sentido de facilitar os investimentos e a movimentação dos empresários dos dois países.
Quanto à centralidade do Kilamba, que visitou na manhã de hoje (quinta-feira), elogiou o mesmo, tendo dito que é um grande projecto que eleva a dignidade e condições de vida das pessoas.
Considerou a visita a Angola bastante positiva e exitosa, na medida em que permitiu relançar e reforçar a cooperação bilateral em diversos domínios.