Angola na reunião do Comité de Apoio Técnico ao Acordo-Quadro

Uma reunião do Comité de Apoio Técnico do Mecanismo Regional de Supervisão do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na RD Congo e na Região decorreu sábado, em Kinshasa, com a participação de Angola.

 Segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) tornado público sábado, esta reunião antecede a ministerial, prevista para amanhã (22 de Fevereiro), no âmbito da preparação da X Reunião de Alto Nível do Mecanismo Regional de Supervisão (ROM) do Acordo-Quadro (ao nível dos Chefes de Estado e Governo dos países signatários), a realizar-se, em Kinshasa, na próxima quinta-feira.

 A reunião técnica é presidida por Huang Xia, secretário-geral-adjunto das Nações Unidas e enviado especial do Secretário-Geral da ONU para a Região dos Grandes Lagos. Ela prepara os documentos que serão submetidos à reunião ministerial.

 Chefia a delegação técnica angolana o embaixador Miguel César Domingos Bembe, director África, Médio Oriente e Organizações Regionais do MIREX, na qualidade de coordenador do Mecanismo de Acompanhamento Nacional do Acordo-Quadro.

 Integram esta delegação os primeiros secretários Luís Saraiva de Carvalho, assistente da Secretaria dos Assuntos Diplomáticos e Cooperação Internacional da Presidência da República (SADCI-PR), Désiré Ngombo Zinga, consultor do ministro das Relações Exteriores, além de diplomatas  da Embaixada da República de Angola na RD Congo.

 O Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na RD Congo e na Região foi assinado a 24 de Fevereiro de 2013, em Addis Abeba, República Democrática Federal da Etiópia, sendo constituído por 13 países, nomeadamente, Angola, Burundi, Quénia, República Centro-Africana, Congo, República Democrática do Congo, Rwanda, África do Sul, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

 Este acordo foi assinado também pela ONU, União Africana, SADC, CIRGL, União Europeia, a Bélgica, EUA, França e Reino Unido.

 

FacebookTwitterGoogle+