Angola na linha da frente para a estabilidade de África

Ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto FOTO: ROSARIO DOS SANTOS

Ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto
FOTO: ROSARIO DOS SANTOS

03 Dezembro de 2019 | 20h19 – Actualizado em 04 Dezembro de 2019 | 09h29

Angola, na presidência do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, está na linha da frente dos países que procuram a estabilidade política de África.

O facto foi realçado, nesta terça-feira, pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, durante a conferência de imprensa de lançamento da reunião ministerial do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA), que Luanda acolhe quinta-feira (5 de Dezembro).

Manuel Augusto sublinhou que a busca da paz e da estabilidade será uma preocupação permanente de Angola, para que sejam criadas condições essenciais de desenvolvimento nos estados membros.

“O plano de paz é permanente e África continua a tê-lo na sua agenda”, afirmou.

Acrescentou que a reunião estará virada para a resolução de conflitos, reconciliação nacional e recuperação económica dos países que saem da situação de instabilidade.

Manuel Augusto detalhou que o CPS da UA, presidido por Angola desde 01 de Dezembro, vai centrar a sua abordagem na situação prevalecente no Sudão do Sul, República Cento Africana (RCA), Democrática do Congo (RDC), Rwanda, Uganda e Burundi.

Em relação ao Sudão do Sul, de acordo com o ministro, o conselho vai analisar o exercício em curso para implementação do “Acordo Revitalizado” para a paz naquela nação africana.

O ministro referiu igualmente que “há zonas muito nebulosas” misturadas com violência na RCA, que deverão ser apreciadas, enquanto na RDC estará no crivo dos participantes a “crónica” violência no leste deste país vizinho de Angola.

A tensão na Região dos Grandes Lagos, entre o Rwanda/Uganda e Rwanda/Burundi, cuja busca de solução conta com o engajamento de Angola, será igualmente assunto da reunião ministerial, assim como o terrorismo.

Composto por 15 Estados-Membros das cinco regiões da União Africana, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana é o órgão responsável por velar pela paz e segurança no continente, em estreita ligação com o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

FacebookTwitterGoogle+