Angola na Cimeira do G77

Fotografia: Dombele Bernardo

Fotografia: Dombele Bernardo

O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, representou o Presidente da República na Cimeira extraordinária dos chefes de Estado e de Governo do Grupo dos  77 e China, que decorreu sábado e domingo em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.

Convocada pela Bolívia para assinalar o 50º aniversário do Grupo, a Cimeira passou em revista temas de interesse multilateral e reflectiu sobre os resultados alcançados ao longo de cinco décadas de esforços conjuntos, com vista a um mundo com maior complementaridade, inclusão social, distribuição de riquezas e de respeito pela soberania dos Estados membros.

Na cimeira, que decorreu sob o lema “Por uma nova ordem mundial para viver bem”, os 133 países em desenvolvimento que fazem parte do grupo reafirmaram e fortaleceram o seu compromisso de trabalho pela unidade, solidariedade, complementaridade, consenso e cooperação, princípios que estiveram na origem do estabelecimento do grupo há meio século.

À margem da cimeira, o secretário de Estado das Relações Exteriores, que se encontra em Santa Cruz de la Sierra desde sexta-feira, desenvolveu uma intensa actividade diplomática a favor da candidatura de Angola ao Conselho de Segurança da ONU, um apelo que foi reiterado no discurso que fez ontem na sessão plenária, em nome do Chefe de Estado angolano.

Integram a delegação angolana, além de altos funcionários das Relações Exteriores, o representante  permanente de Angola nas Nações Unidas, Ismael Martins, e Florêncio de Almeida, representante junto das agências da ONU sediadas em Roma (FAO, PAM E FIDA). Angola coordena neste momento o Grupo dos 77 no Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

O grupo foi fundado a 15 de junho de 1964 pela “Declaração Conjunta dos 77 Países”, emitida na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), sendo que a sua  primeira reunião importante foi em Argel, em 1967, quando o Carta de Argel foi adoptada e a base para as estruturas institucionais permanentes foi iniciada.

Existem secções do Grupo dos 77 em Roma (FAO), Viena (ONUDI), Paris (UNESCO), Nairobi (UNEP) e o Grupo dos 24 em Washington (FMI e Banco Mundial).

FacebookTwitterGoogle+