Angola mobiliza o apoio de países Não Alinhados

Foto: portalangop.co.ao

Foto: portalangop.co.ao

Uma delegação chefiada pelo secretário de Estado das Relações Exteriores participa hoje e amanhã, em Argel, numa conferência ministerial para avaliar os progressos na aplicação do Plano de Acção de Teerão, adoptado na última cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do Movimento dos Não Alinhados, realizada em 2012, no Irão.

À margem da conferência, Manuel Augusto promoveu a candidatura de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o período 2015 e 2016. Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores indica que a conferência de Argel serve, também, para preparar a próxima cimeira da organização, a decorrer em Caracas, na Venezuela.

Na semana passada, o secretário de Estado Manuel Augusto fez uma digressão à Dinamarca, Polónia e Azerbaijão, para promover a candidatura de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, além de avaliar a cooperação bilateral. Os três países manifestaram apoio incondicional à candidatura angolana nas eleições previstas para Setembro próximo, durante a 69ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

O secretário de Estado fez um balanço positivo dos encontros realizados. Na Dinamarca, Manuel Augusto foi recebido pelo secretário de Estado do Comércio, Lars Thuesen, que reiterou o voto favorável do seu país.

Na Polónia, Manuel Augusto foi recebido em Varsóvia pela subsecretária dos Negócios Estrangeiros. Katarzyna Kacperczyk, que garantiu o apoio à candidatura angolana e assumiu o compromisso de promover uma campanha na região a favor de Angola.

A última etapa da digressão da delegação chefiada pelo secretário de Estado das Relações Exteriores foi o Azerbaijão, que também já expressou o compromisso de apoiar a candidatura angolana.

A delegação do secretário de Estado das Relações Exteriores integrou a directora para Europa do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Teodolina Rodrigues Coelho, técnicos das Direcções de Comunicação Institucional e de Informação e dos Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores.

FacebookTwitterGoogle+