Angola no Mining Indaba 2022
Nove empresas angolanas do subsector de diamantes participam, de 9 a 12 de Maio, na Cidade do Cabo, África do Sul, na conferência internacional Mining Indaba, com foco no estabelecimento de parcerias e a captação de investimentos.
Trata-se do maior evento africano de investimentos em mineração do mundo e contará com a presença dos presidentes das repúblicas da África do Sul, Botswana, Zâmbia e Zimbabwe, Cyril Ramaphosa, Mokgweetsi Masisi, Hakainde Hichilema e Emmerson Mnangagwa, respectivamente.
Neste evento, Angola será representada por uma delegação chefiada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, de acordo com a nota a que ANGOP teve acesso.
Os investidores angolanos vão ao Indaba/Edição 2022, para identificar e estabelecer parcerias no domínio da prestação de serviços e captar investimentos para os projectos mineiros Chitonga (Huambo) e Mucuamba (Lunda-Sul).
O potencial do diamante, modelo de participação conjunto que integra as empresas públicas Endiama, Sodiam, as Sociedades Mineiras de Catoca, Cuango, Chitotolo, Luminas, Yetwene e Furi, bem como a Kapu Gems, vocacionada para a lapidação de diamantes, é o conceito adoptado para a edição de 2022.
Na conferência, o dia de Angola está marcado para segunda-feira, 09, com a apresentação do d painel “Angola: o destino de escolha para o investimento mineiro”.
Neste fórum serão apresentadas as oportunidades de negócios e as potencialidades geológicas do País.
O tema da conferência deste ano é “A Evolução da Exploração Mineira Africana: Investindo na Transição da Energia, ESG, e nas Economias”.
BAD reúne ministros africanos
Na qualidade de patrocinador, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e Mecanismo Africano de Apoio Jurídico promovem um Networking Ministerial”, que proporcionará um espaço de encontro para ministros africanos de minas e parceiros de desenvolvimento discutirem investimentos nos seus países.
O evento dará à equipa do Banco a oportunidade de se encontrar com vários ministros e discutir a implementação de projetos, entre outros temas.
Outro tema a serem realizado pelo BAD, é sobre Minerais Verdes de África na Transição Energética”.
Este evento lateral vai procurar identificar e analisar os factores de sucesso para a África subir a escada e optimizar a cadeia global de valor das baterias e dos veículos elétricos.
Os recentes estudos do Banco Africano de Desenvolvimento sobre cadeias de valor de minerais de baterias serão também divulgados.
O envolvimento do Banco Africano de Desenvolvimento no Indaba Mining irá concentrar-se na construção da resiliência climática e na transição energética justa no sector mineiro, promover a iniciativa do Banco de desenvolver a Estratégia Africana de Minerais Verdes e ajudar os países africanos a atrair novos investimentos mineiros para a transição energética.
A delegação do Banco participará também no simpósio ministerial pré-conferência, agendado para domingo, 8 de Maio de 2022.