Angola importa da Espanha bens avaliados em mais de 300 milhões de euros
Angola importou de Espanha, em 2013, bens e serviços avaliados em 368 milhões de euros, anunciou hoje, em Luanda, o representante económico e comercial da embaixada espanhola, Mariano Muela.
De acordo com o responsável, que falava no encontro que a embaixadora da Espanha, Júlia Alicia Romero, manteve com os jornalistas, Angola é o terceiro parceiro mais importante do Reino espanhol na África subsaariana.
“Angola foi também o 25º maior fornecedor mundial para a Espanha em 2013, com exportações de 2.172 milhões de euros”, considerou.
Disse que a posição de investimento da Espanha em Angola é a segunda na África Subsaariana e conta com mais de 40 empresas espanholas com um estabelecimento permanente no país.
“Angola tornou-se um destino favorável para os empresários espanhóis, ao decidirem entrar no mercado africano, assim, as empresas espanholas estão a mobilizar recursos, em alguns casos com financiamento comercial e seguros de crédito à exportação, para projectos de desenvolvimento em vários sectores”, disse.
Segundo Mariano Muela, além dos sectores da educação, agricultura, desporto e construção civil, os empresários espanhóis pretendem também investir na energia eléctrica e na agro-indústria.
A economia da Espanha é a décima maior do mundo e a quinta da União Europeia, oitavo exportador mundial de serviços.