Angola exibe potencialidades na Suécia em alusão ao Dia de África

Foto: angolaemb.com

Foto: angolaemb.com

Angola exibiu, quinta-feira em Estocolmo, vídeos sobre Agricultura (recursos hídricos, fauna e flora ) reconstrução e construção de novas infra-estruturas (transportes, educação, saúde, energia, mineração) e de outros empreendimentos sócio-económicos sobre a “Nova Angola, em 12 anos de Paz”.

O vídeo foi passado durante a celebração antecipada do 25 de Maio de África organizada pelas Representações Diplomáticas do Grupo africano no Reino da Suécia sob o lema “O Ano Africano da Agricultura e Segurança Alimentar “.

No acto recreativo e cultural,  dos outros atractivos foi o desfile de moda das várias partes de África. Angola representou os trajes das regiões Norte, Centro e Sul do país. Ao som de  música africana  do agrupamento “Dekula”  (RDCongo) os participantes no evento degustaram pratos diversos com destaque da muamba de ginguba, mufete e outros quitutes angolanos e de África, em particular .

Na presença do embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola nos Países Nórdicos e Estados Bálticos,  Brito Sozinho, acompanhado da embaixatriz, Catarina de Oliveira,  diplomatas, funcionários  e representantes da Associação da Comunidade Angolana na Suécia interagiram com os demais presentes no acto.

O destaque das comemorações foi a realização de um seminário sobre Segurança Alimentar e Nutricional em África, com  prelectores do Instituto Nórdico Africano  (INA),  da  Universidade de Uppsala, do Instituto sueco, com realce do secretário de Estado do Ministério da Agricultura da Suécia, Magnus Kindbom.

Os temas de todas as intervenções coincidiram com  o lema da União africana de 2014 “ Agricultura e Segurança Alimentar”  e em questões como “ O Papel da Água para Segurança Alimentar e Integração Regional em África” “A Suécia e a Segurança Alimentar Global”, bem como” A Chave e  os  Desafios para Agricultura os Países Africanos.

A abertura do acto foi feita pelo decano das embaixadas africanas na Suécia, Andre Hombesa, embaixador da República do Congo, e o encerramento coube ao vice-decano, o embaixador da Argélia, Fatah Mahraz. O evento contou a presença de eminentes entidades suecas, pesquisadores, jornalistas, artistas, entre outras personalidades.

A 25 de Maio, comemora-se o Dia de África. A data foi instituída pela “Organização da Unidade Africana” em 1963. Em Julho de 2002, esta organização foi substituída pela “União Africana”, que  sucedeu a OUA. A UA  ajuda na promoção da democracia, direitos humanos e desenvolvimento em África, especialmente no aumento dos investimentos estrangeiros por meio do programa Nova Parceria para o Desenvolvimento da África.

 

FacebookTwitterGoogle+