Angola esteve representada num encontro internacional

Fotografia: Paulo Mulaza

Fotografia: Paulo Mulaza

Angola esteve representada numa reunião do grupo de trabalho do Acordo de Facilitação do Comércio (AFC), um projecto do âmbito da OMC, realizada na segunda e terça-feira em Bruxelas.

A delegação angolana integrou representantes de organismos institucionais, nomeadamente os técnicos do Serviço Nacional das Alfândegas Santos Mussano, Severino Dinis e Cláudio Pacavira, e privados como o despachante oficial Pedro Bequengue, também director executivo da Federação Internacional dos Despachantes. O AFC, negociado no fim do ano passado em Bali – Indonésia -, está a ser discutido por comités de negociações comerciais que, nesta fase, procuram um entendimento para a criação de instrumentos jurídicos capazes de promover boas práticas nas trocas entre Estados e blocos económicos. A Organização Mundial do Comércio (OMC) considera que, neste processo, os serviços de alfândega desempenham um papel fundamental, porque a agilidade, eficácia e redução de custos aduaneiros favorece a competitividade das empresas e aumenta o investimento estrangeiro.

Na abertura da reunião, o secretário-geral da Organização Mundial das Alfândegas, o japonês Kunio Mikuriya, apresentou o ponto de vista da organização que dirige e incentivou os presentes a aprofundarem os seus conhecimentos e a aplicarem o acordo ATF nos respectivos países. Vários documentos foram apresentados e discutidos, assim como foram partilhadas experiências.
À margem do encontro, a direcção da Federação Internacional dos Despachantes foi recebida pelo secretário-geral das Alfândegas para discutir uma parceria com o sector privado.

FacebookTwitterGoogle+