Angola e Vietname vão diversificar cooperação

Bandeira da República de Angola. Foto: ANGOP

Bandeira da República de Angola.
Foto: ANGOP

Angola pretende diversificar a cooperação com o Vietname, sobretudo nas áreas têxtil, processamento de madeira, mineração, turismo, pescas, agro-indústria e telecomunicações, anunciou nesta quinta-feira, em Ho Chi Minh City (Cidade de Ho Chi Minh – antiga Saigão), o embaixador angolano neste país asiático, Agostinho Fernandes. 

O diplomata fez essas declarações no término de uma visita de trabalho a esta cidade vietnamita que serviu para manifestar, com a associação dos empresários locais, a necessidade de se potenciar novas abordagens na cooperação entre os dois países, segundo uma nota da Embaixada de Angola no Vietname a que a Angop teve hoje acesso.

Foram ainda criadas plataformas para fortalecer as relações de cooperação entre empresas privadas e estabelecer contactos com o empresariado, homens de negócios e outras entidades locais com vista a preparação da VII Sessão da Comissão Bilateral, que pode acontecer em 2021.

Agostinho Fernandes solicitou ainda o apoio das autoridades de Ho Chi Minh City no sentido de apoiar o país na luta contra a pandemia da covid-19, nomeadamente em material de bio-segurança.

A associação de empresários da Cidade de Ho Chi Minh, que tem mais de 11 mil membros, está disposta a cooperar com as autoridades angolanas e demais interessados, tendo em conta as relações históricas existentes entre os dois Estados.

A Embaixada de Angola no Vietname foi inaugurada em Fevereiro de 2012, mas as relações de amizade entre os dois povos e países datam desde o tempo das lutas de libertação nacional de ambos os países.

Tradicionalmente, as relações entre os dois países englobam os domínios da agricultura, saúde, educação e comércio. Existem cerca de 20 empresas privadas vietnamitas a trabalhar em Angola.

FacebookTwitterGoogle+