Angola e Tanzânia vão cooperar na área de petróleo e gás

Foto: Francisco Miudo
Angola e a Tanzânia vão iniciar, brevemente, uma cooperação em petróleo e gás, tendo em conta a experiência angolana no ramo – anunciou hoje (domingo), em Luanda, o Presidente Jakaya Kikwete, no fim da sua visita oficial de 24 horas ao país.
Em declarações à imprensa no complexo presidencial do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o estadista tanzaniano deu a conhecer que o assunto do início da cooperação no sector dos petróleos foi abordado na audiência com o Presidente José Eduardo dos Santos, no âmbito do reforço e relançamento das relações bilaterais de cooperação.
Segundo Jakaya kikwete, que recordou ter realizado uma visita amigável ao país, a Tanzânia começou recentemente com a actividade de exploração de petróleo e gás, pelo que conta com o apoio de Angola, enfatizou.
“Angola tem uma grande experiência neste sector e nós aproveitaremos a oportunidade para enviar para Angola os nossos técnicos para formação”, adiantou.
Jakaya kikwete, que apresentou à imprensa o resultado da sua missão ao país, disse que tratou com o Chefe de Estado angolano outros assuntos de interesse bilateral, assim como aspectos ligados à pacificação da Região dos Grandes Lagos, em particular a RD Congo.
Anunciou igualmente que a Tanzânia vai abrir, brevemente, em Angola, a sua embaixada, sem, contudo, adiantar a data, com vista a redinamizar as relações politico-diplomaticas entre os dois países.
A Tanzânia é um país da África Oriental, limitado a Norte pelo Uganda, e pelo Kenya, a Leste pelo Oceano Índico, a Sul por Moçambique, Malawi e Zâmbia, e a Oeste pela RD Congo (fronteira exclusivamente lacustre, através do Lago Tanganica), pelo Burundi e pelo Rwanda. O país inclui o arquipélago de Zanzibar, situado no Oceano Índico.
A República Unida da Tanzânia é um Estado unitário composto por 26 regiões. Desde 1996, a capital oficial tem sido Dodoma, onde o parlamento e os escritórios do governo estão localizados. A maior cidade costeira, Dar es Salaam, tem sido a capital política do país e actualmente permanece como a principal cidade e local de facto da maioria das instituições governamentais.
O nome Tanzânia provém da união dos termos Tanganica e Zanzibar. Os dois Estados foram unidos em 1964, formando a República Unidade de Tanganica e Zanzibar que, posteriormente, no mesmo ano, foi renomeado para a actual denominação.
A República de Angola e a Tanzânia mantêm relações de cooperação a nível bilateral e no âmbito da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), do qual ambos os Estados são membros associados.