Angola e Moçambique com projectos científicos em conjunto
Angola e Moçambique vão criar, nos próximos tempos, projectos de investigação científica e publicações científicas com a co-autoria de investigadores filiados em instituições de ambos países.
A afirmação é da ministra do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, quando discursava no acto de lançamento das celebrações dos 60 anos de Ensino Superior em Angola e em Moçambique.
Segundo a ministra, os debates académicos, no evento, serão baseados em evidência produzidas por estudos de natureza científica e proporcionará um retrato mais aproximado a realidade do estado do Ensino Superior em cada um dos países.
No entender da governante, constituirão uma alavanca para a revisão ou aperfeiçoamento no domínio das políticas públicas do ensino superior e nas consequentes medidas políticas.
“A troca de experiência permitirá reforçar os programas de intercâmbio e alimentar o processo, em curso, para a revisão do acordo de cooperação entre Angola e Moçambique no domínio do Ensino Superior”, disse.
Por seu turno, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique, Daniel Daniel Nivagara, considerou ser legítimo e oportuno, passados 60 anos, desencadear um amplo, profundo, transversal e inclusivo movimento reflexivo intelectual e académico do percurso histórico, desafios, oportunidades e perspectivas de transformação de ambos os subsistemas de ensino.
Para si, a visão deve ser de consolidação, qualidade e relevância social.
A presente cerimónia, fez saber, será marcada por inúmeras actividades de cunho académico e científico em que o apogeu das comemorações está planificado para 29 de Junho a 1 de Julho do ano em curso, com a realização da Conferência Internacional sobre o Ensino Superior em Moçambique e Angola.
“Esperamos que o evento se traduza numa oportunidade para se reflectir em torno do ensino superior de ambos os países, bem como avaliar o estágio da sua internacionalização e de promoção inter regional”, reforçou.
Angola e Moçambique têm história e trajectória similares em vários aspectos e no caso em particular do ensino superior foram implementados e integrados na Universidade Portuguesa, quando ainda colónias de Portugal na década de 60.
Volvidos 60 anos, 13 dos quais em condições de colónias e 47 como Estados, criaram espaço de diálogo para reflectir, entre responsáveis de elaboração de políticas públicas por formas a contribuirem na melhoria das políticas públicas, por um lado e para a comunidade académica debater sobre temas inerentes aos pilares fundamentais em relação a missão das Instituições de Ensino Superior.