Angola e Guiné Equatorial fortalecem cooperação no domínio parlamentar

FOTO: ALBERTO JULIÃO

FOTO: ALBERTO JULIÃO

O presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos, considerou nesta quarta-feira, em Luanda, “bastante positiva” a sua jornada de trabalho em Malabo, Guiné Equatorial, porque permitiu o reforço da cooperação parlamentar.

Em declarações à imprensa, no Aeroporto 4 de Fevereiro, após o seu regresso a Luanda, disse que a sua delegação foi bem recebida e, durante a visita, aprovou-se um projecto de cooperação e decidiu-se pela realização de programas anuais.

Segundo o dirigente parlamentar, recebido no aeroporto pela primeira vice-presidente do Parlamento, Joana Lina, e por deputados das distintas comissões de trabalho, as duas partes concertaram em Malabo posições a nível da diplomacia parlamentar.

Informou que foi portador de uma mensagem do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, endereçada ao seu homólogo Teodoro Obiang Nguema.

“Durante a audiência, prestamos uma informação sobre a situação no nosso país e o estadista equato-guineense fez também uma resenha sobre o seu país”, expressou.

Fernando da Piedade Dias dos Santos cumpriu em Malabo uma visita de trabalho de três dias, a convite do seu homólogo, Gaudêncio Mesu.

Naquela cidade, participou de encontros de trabalho e troca de experiências entre parlamentares angolanos e da Câmara dos Deputados da Guiné Equatorial.

Durante a sua estadia na Guiné Equatorial, o presidente da Assembleia Nacional deslocou-se à província de Bata, a segunda maior cidade do país, onde manteve um encontro com a presidente do Senado, Teresa Efua Asangono.

A República de Angola e da Guiné Equatorial mantêm excelentes relações de cooperação, quer no âmbito bilateral, quer no contexto das organizações internacionais que integram, como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), União Africana (UA), Organização das Nações Unidas (ONU) entre outras instituições.

Integraram a delegação parlamentar angolana os deputados Roberto Leal Monteiro e Exalgina Gamboa, além do secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri.

FacebookTwitterGoogle+