Angola e EUA reafirmam engajamento na resolução de conflitos

Fotografia: state.gov
Angola e os Estados Unidos da América avaliaram nesta quinta-feira, em Luanda, o nível da cooperação entre os dois países e reafirmaram o compromisso de continuar a trabalhar juntos na resolução de conflitos em África.
A informação foi prestada, à imprensa, pela secretária Assistente para os Assuntos Africanos do Departamento do Estado dos EUA, Linda Thomas-Greenfield, no final de uma audiência concedida pelo Vice-presidente da República, Manuel Vicente.
Estiveram igualmente no encontro o enviado especial do Presidente Barack Obama para os Grandes Lagos, Russell Feingold, e o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti.
De acordo com a diplomata norte-americana, falou-se de questões ligadas ao desenvolvimento futuro de Angola e sobre a situação na Região dos Grandes Lagos, com incidência para o Burundi e a República Centro Africana.
“Temos uma parceria forte sobre questões ligadas aos grandes lagos e acordamos continuar a trabalhar juntos, por existirem interesses mútuos na região”, declarou a responsável estadunidense.
Linda Thomas-Greenfield revelou ter-se reunido, quarta-feira, com a Presidente em interina da RCA, Catherine Samba-Panza, e discutido, com a missão da ONU, a possibilidade de aumento dos efectivos das forças de manutenção de paz, tal como ocorreu em relação ao Burundi e ao Rwanda.
Aludiu a contribuição de quase cinco milhões de dólares para acudir as pessoas afectadas pela crise humanitária na RCA, declarando interesse em continuar a trabalhar com Angola para providenciar assistência humanitária e de segurança para região.
A situação na RDC foi igualmente passada em revista durante a audiência, segundo Linda Thomas-Greenfield.
Uma nota de imprensa da Embaixada Americana em Angola informa que durante a visita, de 24 horas, Linda Thomas-Greenfield e Russell Feingol vão desdobrar-se em encontros com membros do Executivo angolano, da sociedade civil e líderes partidários, para obterem uma visão global dos angolanos sobre a realidade do país e da Região dos Grandes Lagos.
A fonte acrescenta que “esta visita representa o compromisso do governo dos Estados Unidos da América (EUA) em elevar, cada vez mais, as relações bilaterais com as autoridades da República de Angola” e “demonstra o apoio ao papel de liderança de Angola na Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos”.
A nota indica ainda que EUA pretendem “renovar o seu compromisso aos esforços de Angola para a paz, segurança e um clima empresarial e comercial seguro, não só em Angola, mas para toda esta região de África”.
Linda Thomas-Greenfield é a responsável, no Departamento de Estado, pelos Assuntos Africanos e relações diplomáticas com toda a África Subsahariana, enquanto Russell Feingold foi indicado, pelo Presidente Barack Obama, representante pessoal para a Região dos Grandes Lagos.